Unicentro assina termo de cooperação com universidade da Ucrânia

By | 6:18 PM Leave a Comment
28/11/2012       - 18:17:25                  Escala   Noticias


Unicentro assina termo de cooperação com universidade da Ucrânia



Na quinta-feira, 29 de novembro, o Campus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebe visita de uma comitiva da Universidade Pedagógica Nacional de Dragomanov, da Ucrânia, presidida pelo vice-reitor Anatoliy Pavlovych Kudin.
No evento, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, assinará um termo de cooperação entre as instituições, que prevê, dentre as oportunidades, a oferta de curso de língua ucraniana a distância. O curso deve iniciar em março de 2013 e é uma reivindicação de professores que já atuam no ensino de língua ucraniana.
Além da assinatura do termo de cooperação, a comitiva participará de outras atividades no Campus de Irati. Dentre elas, a apresentação do Núcleo de Estudos Eslavos (Nees), a apresentação do projeto do curso de língua ucraniana a distância e uma visita guiada ao campus.


Docentes produzem documento de resistência à proposta de alteração da matriz curricular


A íntegra do documento está disponível no blog Guarapuava Tube.

Professores universitários dos cursos de licenciatura, vinculados ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla/G) da Unicentro, produziram uma nota de apoio à Diretrizes Curriculares Nacionais e de resistência à proposta da Secretaria de Educação do Paraná, que prevê mudanças na matriz curricular das escolas e, por conseguinte, redução de carga horária de disciplinas humanísticas, além de outras.
No documento, os docentes defendem importância de uma reflexão formal e de uma maior discussão sobre o tema, que, segundo eles, deve ser debatido em uma grande e bem fundamentada Conferência Estadual. O documento destaca que a proposição dessa nova matriz curricular pelo Governo do Paraná, choca-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de se posicionar na contramão do pressuposto de autonomia da escola pública brasileira.
Além de ser assinado pelos departamentos de Filosofia e Arte-Educação da Unicentro, o documento também é assinado pelo PET/Filosofia, Pibid/Filosofia, APP/Sindicato e pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: