Em breve, cartórios de Guarapuava irão emitir certidões on-line

By | 10:06 AM Leave a Comment
16/3/2013 - 10:06:12                           Escala    Noticias

Sistema pretende facilitar emissão de certidões e facilitar consultas.
 Foi inaugurado nesta sexta-feira (15) um sistema que promete permitir a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet pelos 537 cartórios do Paraná. A ferramenta pretende ainda integrar esses estabelecimentos e tornar possível ao cidadão solicitar os documentos com menos burocracia por meio de um site. Por enquanto, apenas dois cartórios aparecem cadastrados – um de Curitiba e um de Castro -, mas o recurso está em fase de implantação.

O Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados permitirá, por exemplo, que uma pessoa que mora em Curitiba atualmente, mas que nasceu no interior do estado, solicite uma segunda via da certidão de nascimento pela internet. Essa pessoa, depois de
pagar a taxa, pode então retirar essa certidão em um cartório próximo da sua casa ou mesmo solicitar que o documento seja entregue pelos Correios.

A intenção do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), órgão responsável pela implantação do projeto, é começar a instalação por Curitiba e região metropolitana. A segunda região a ter o sistema será a de Maringá, depois Guarapuava e, mais tarde, a ferramenta estará disponível em todo o estado.

Consulta de certidões

Simultâneo ao sistema interligado, o Irpen-PR lançou nesta sexta (15) a Central de Informações do Registro Civil (CRC/PR). Neste site, as pessoas podem acessar com seus dados e saber exatamente em que cartório está registrada a certidão desejada (nascimento, casamento e óbito).

Essa busca, segundo o Irpen, servirá também para diminuir um problema enfrentado pela Justiça. O Poder Judiciário poderá pesquisar as certidões de óbito e extinguir processos que porventura ainda estejam em tramitação.

E-certidões

Endereço:http://www.e-certidoes.com.br/

Cartórios registrados até o momento: 1º Oficio de Registro Civil e 13º Tabelionato de Notas, em Curitiba e Registro Civil e Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, em Castro.

Implantação: a disponibilização do sistema será gradual, começando por Curitiba e região metropolitana, seguida pela região de Maringá e depois Guarapuava, até que seja colocado à disposição em todo o Paraná. 


RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: