Secretaria de Agricultura promove palestra sobre brucelose e tuberculose

By | 9:16 PM Leave a Comment
 10/06/13 -  21:15: 11                             Escala  Noticias
palestra brucelose
Com o objetivo de orientar os criadores sobre os riscos da brucelose e da tuberculose, a Secretaria de Agricultura de Guarapuava realizou palestra sobre o tema, na sexta-feira (7), na Comunidade São Pedro, Distrito do Guairacá. O médico veterinário Jonathas Cruz explicou a importância da vacinação.
A brucelose é uma doença contagiosa, que afeta, principalmente, as espécies bovinas, podendo ser transmitida ao homem, através de restos de placenta de animais infectados, ingestão de leite e derivados e toque retal sem luvas. “A importância da vacinação contra brucelose nos animais é para evitar o aborto, repetição do cio, evitar problemas reprodutivos e queda na produção de leite e orquite (inflamação nos testículos)”, enumera o veterinário.
A tuberculose bovina também é uma doença crônica contagiosa para o homem, sendo transmitida pela respiração, leite cru e derivados. Entre os animais, a contaminação pode ocorrer nos coxos de água e de comida. Já os bezerros, podem ingerir leite infectado. “Também não existe tratamento para essa doença”, reforça Jonathas Cruz, acrescentando que, como parte do programa Vida Rural, lançado este ano, a secretaria disponibiliza uma equipe técnica para orientar os produtores sobre agricultura familiar.

Assessoria  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: