ASSEMBLEIA DISCUTE A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

By | 8:45 AM Leave a Comment
12/8/2013 - 08:45:45    Escala  Noticias
assembleia igualdade racial (2)
Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo”, Guarapuava realizou e sediou, pela primeira vez, a Assembleia Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. O objetivo foi debater temas como enfretamento e combate ao racismo, maior inclusão do negro na sociedade e monitoramento das políticas públicas sobre igualdade racial. O evento, que aconteceu na tarde deste sábado (10), na Casa da Cultura, teve a presença da vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, do ouvidor geral do município, Cláudio Andrade, da diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, do chefe do Núcleo Regional de Educação, José Valdir Kukelcik, e da vereadora Nerci Guiné.
Após a abertura oficial, o coordenador da Pastoral Afro da Regional Sul 2, Natal Batista, explanou sobre o tema da assembleia, destacando os direitos conquistados pelos negros. “Mudanças estão acontecendo lentamente na sociedade. A lei 10.639/03, por exemplo, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem apenas dez anos, por isso é tão importante debater esse assunto”, destaca. Para a coordenadora pedagógica da Diversidade Cultural, da Secretaria Municipal de Educação, Mariluz Marques, a assembleia é um grande avanço para o município. “Pela primeira vez, está havendo o reconhecimento das etnias que contribuíram para a cidade torna-se o que é hoje”, aponta.
No final da palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos da assembleia. Enquanto isso, as crianças que acompanhavam os pais ou responsáveis participaram de atividades culturais, envolvendo contação de histórias e músicas. Os pequenos ouviram contos como o do João de Barro e apresentaram teatros sobre lendas guarapuavanas, encenando a história da serpente que vive embaixo da Lagoa das Lágrimas, entre outras.
A presidente da Federação Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná e coordenadora executiva da Conac (Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil), Ana Maria Santos da Cruz, frisou a importância da abertura do diálogo sobre o tema. “Iniciar essa discussão é dar visibilidade a pessoas que pouco são lembradas. Além disso, essa conversa irá contribuir para a implantação de amplas possibilidades que ajudarão a melhorar as políticas públicas que cercam o tema”.

A assembleia foi realizada pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, de Políticas Públicas para as Mulheres e de Assistência Social, além da Ouvidoria e da Procuradoria Geral do Município. No final do evento, foram escolhidos os 27 delegados que irão participar da Conferencia Estadual de Promoção da Igualdade Racial, nos dias 24 e 25 deste mês, em Curitiba.

Assessoria de Imprensa da PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: