EXPOGUA - 19º Leilão Multi Raças superou expectativa dos pecuaristas

By | 8:33 AM Leave a Comment

12/08/2013  - 08:33:12       Escala Noticias



Domingo 11 de agosto de 2013

  • clique na imagem para ampliar

O último dia de Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava foi repleto de atividades importantes, como os leilões. O 19o Leilão Multi Raças, realizado na Pista de Remates do Parque Lacerda Werneck, reuniu 50 touros registrados, trazidos por vendedores de todo o Paraná. Envolvendo as raças Brahman, Canchim, Charolês, Nelore, Tabapuã e Caracu, a expectativa inicial da organização era bastante expressiva e se confirmou. “Tivemos muitos compradores aqui da região e também de fora, no domingo sempre há bastante público. Nossa meta era a venda de cerca de 70% dos animais”, afirmou Armando França de Araújo, sócio proprietário da empresa Gralha Azul Remates, responsável pelos eventos do ramo na feira.

O agropecuarista Valmor Stofela, 66 anos, veio da cidade de Cascavel, região oeste do Estado, para participar do leilão que, na opinião dele, é um dos mais importantes da região. Pela quarta vez consecutiva na Expogua, trouxe este ano cinco animais da raça Zebuino Tabapuã (originária de uma mistura das raças Nelori, Giu e Guzera) para vender na feira. Segundo ele, “as principais características dessa raça são a precocidade, a natalidade e a docilidade, e de um modo mais geral, falando em termos mais estéticos, todos os produtos da raça nascem mocho [sem chifres]”, explica o produtor.

Quanto à pretensão financeira, o vendedor revelou bastante empolgação. “A expectativa em Guarapuava é muito grande, a região é boa e o nosso gado é excelente para cruzamento industrial, esperamos vender bem. O nosso ponto de partida é sempre R$ 5 mil por animal, mas eu já fiz média aqui em Guarapuava de R$ 7.680”, destacou Valmor minutos antes do início do leilão.

Consolidando tais pretensões, as compras do 19º Leilão Multi raças não decepcionaram os empresários que compareceram. Onair Bairros foi um dos compradores que arremataram grandes animais na feira. O guarapuavano comprou os cinco touros trazidos à Exposição por seu Valmor. “Foi uma boa compra, eu já havia participado de um leilão na Expogua no sábado anterior (3), mas só fechei compra hoje, pois era exatamente essa a raça que eu procurava e estou satisfeito com o negócio”, afirmou.

O touro mais caro vendido no 19º Leilão Multi raças da Expogua 2013 foi o animal da raça Charolês, exposto por Annemarie Pfann e comprado por Jorge Luiz Ribas Taques, de Guarapuava.


Por Nádia Moccelin (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)
Foto: Márcio Nei dos Santos (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: