EXPOGUA - Entidades governamentais marcam presença na feira

By | 8:39 PM Leave a Comment
7/8/2013 - 20:39:23   Escala Noticias
  • clique na imagem para ampliar

O governo do Paraná participa da 38ª Expogua através de vários órgãos do estado, como por exemplo, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Polícia Militar, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Corpo de Bombeiros e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A Unicentro participa da feira há 5 anos, nessa edição a Universidade assumiu uma parceria com a Sociedade Rural e o Sindicato Rural para auxiliar na assessoria de imprensa do evento. Os alunos e professores do curso de Comunicação Social estão envolvidos nessa ação.

A Sanepar participa da feira desde 2011. Segundo o presidente Reginaldo Bocuti, a barraca da Companhia procura chamar atenção com shows de duplas sertanejas da cidade e nessa edição da feira também trouxe uma novidade educativa, a trilha dos sentidos. “Nessa trilha, as pessoas passam por três sentidos. O primeiro espaço mostra o que ocorrerá se não cuidarmos da água, que é o deserto. O segundo é o que acontece se houver os cuidados com a água, que é o Oásis com plantas e árvores. Já no último espaço, vemos a água só através de um piso interativo. Se as pessoas não cuidarem da água veremos ela somente assim”, explica.

O estande da Emater possui demonstração de alguns produtos oriundos da agricultura familiar da cidade. Segundo o coordenador de projetos da Emater, José Olsen, o Instituto participa da feira há aproximadamente 5 anos, auxiliando os produtores da região. “Ajudamos na assistência e organização dos agricultores. Muitas vezes eles produzem os produtos e tem dificuldade na comercialização, e aqui na feira além da oportunidade de vender é uma vitrine para os produtos”, diz.

Ao lado do estande da Emater, está a Seab. A Secretaria está oferecendo um delicioso café colonial, com os produtos resultados da agricultura familiar. A cozinheira responsável, Claudemara Veiga, conta um pouco do que podemos encontrar na barraca. “Nós fazemos cuca, bolacha, pão (branco e integral), bolo, queijo, nata, requeijão, doces (abóbora, leite), melado de cana-de açúcar, geleias variadas, entre outros produtos caseiros”.

A parte de segurança e prevenção está garantida pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O Tenente Rudinic, fala da ação de policiamento que está acontecendo durante todos os dias na feira. “Nós temos equipes divididas se espalhando em duplas ou trios, afim de cada quadrante seja coberto com uma equipe policial, podendo atender a comunidade o mais rápido possível em caso de necessidade”.

O corpo de bombeiros está dividido em várias guarnições desde a entrada da feira. Eles estão envolvidos desde o setor de filas e estacionamentos, mas principalmente no parque de diversões e ao lado dos shows, onde normalmente fica a maior quantidade de pessoas. Caso haja emergências, o corpo de bombeiros dispõe de uma ambulância com equipe para pronto atendimento e também o apoio de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso seja preciso conduzir alguém até a urgência municipal.

Por Naiara Persegona (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)
Foto: Matheus Coelho Lemos (Assessoria de Imprensa da Expogua/Unicentro)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: