Veja a entrevista do candidato a Prefeito Cezar Filho ao RSN

By | 7:28 PM Leave a Comment
25/9/2012 - 19h25 min  Escala  Noticias

"Ninguém conhece a cidade melhor do que eu", diz Cesar Filho à RSN

"Ninguém conhece a cidade melhor do que eu", diz Cesar Filho à RSN

“Ninguém conhece a cidade melhor do que eu”. A frase foi dita pelo candidato a prefeito de Guarapuava, Cesar Filho (Aliança para o Progresso) durante entrevista concedida a jornalistas da REDE SUL DE NOTÍCIAS na tarde desta terça-feira (25). O candidato confirmou o que vem dizendo desde o começo da campanha de que pretende transformar o município e ser um dos melhores prefeitos da história. Para isso, se compromete a ampliar e dar qualidade ao atendimento nas áreas da saúde de da educação, duas pastas prioritárias da sua possível administração. Para compor as suas propostas, o candidato caminha pela cidade desde a sua candidatura a deputado estadual em 2008. “Todos os problemas que acompanhamos desde a eleição passada, persistem até hoje e com um agravamento ainda maior na área da saúde, no declínio da qualidade do ensino do município”, afirmou. Confira a entrevista:

RSN - Por que o senhor aceitou ser candidato a prefeito?
CESAR FILHO
- “Por que eu tenho confiança na capacidade de trabalho que nós podemos apresentar para a cidade. E principalmente porque eu tenho acompanhado a situação de Guarapuava há bastante tempo, e todos os problemas que nós acompanhamos desde a eleição passada, persistem até hoje e com um agravamento ainda maior na área da saúde, no declínio da qualidade do ensino do município. E isso motiva a enfrentar esse desafio, a assumir essa responsabilidade e implantar um novo momento, uma nova ordem, priorizando o ser humano e a qualidade dos serviços públicos”.

RSN - Qual é o verdadeiro papel de um prefeito?
CESAR FILHO
– “Primeiro: assumir e exercer a função de liderança política maior do municIpio, deixando os olhos voltados para as ações do dia-a-dia para a implementação de programas e projetos que aperfeiçoem os serviços da adminstração, e ao mesmo tempo ser alguém que consiga enxergar a situação do município em um contexto geral, com liderança regional, e com capacidade de exercer o papel de articulação na política do estado e da região, colocando a cidade em uma posição de destaque. E é importante também se ter um prefeito que ao mesmo tempo tenha a prioridade voltada para os focos principais (saúde, educação, geração de empregos) como também tenha a capacidade de promover outros aspectos na sociedade, como a cultura, o lazer e o entretenimento. Alguém que tenha a capacidade de enxergar o município como o todo, alguém que indique o rumo, indique o ritmo”.


RSN - Durante a campanha qual é a Guarapuava que o senhor tem encontrado?
CESAR FILHO
– “Eu tenho encontrado uma Guarapuava muito desigual. Temos um centro da cidade bem estruturado, bonito - e que tenho o compromisso de mantê-lo assim. Mas ao mesmo tempo, temos uma periferia completamente abandonada. Uma inversão de prioridade muito grande, onde você vê pavimentação antes de ver qualquer tipo de investimento em saneamento; você vê esgoto correndo sobre o asfalto. Vejo uma Guarapuava com uma prestação de saúde desumana, onde não se investiu na área da saúde, não se investiu nas pessoas. Vejo também em alguns bairros, há um povo sem esperança, desacreditados da política, por conta das promessas feitas e não cumprida e que faz realmente com que a gente assuma um compromisso muito grande com a população, para tentar reverter essa situação e mostrar ao guarapuavano que é possível sim fazer política com compromisso”.

RSN - O senhor se sente preparado para administrar o município com base em que?
CESAR FILHO
– “Sinto-me preparado e reconheço que o mandato como deputado me ajudou bastante para isso, porque melhorou a minha visão global e regional, além de estreitar minha relação pessoal com o governo do estado, todas as secretarias do estado e o governador. E essa é uma situação política diferenciada, que só nossa candidatura tem, e que certamente vai ajudar muito Guarapuava. Todas as experiências que tive foram adquiridas com o passar do tempo, me ajudando a me preparar para este momento. Minha formação acadêmica, minha pós-graduação, minha atuação no Congresso Nacional (que me deu experiência política) e tenho certeza que toda essa vivência política vai ser convertida em benefícios para Guarapuava”.

RSN - As coligações que quase sempre reúnem partidos de ideologias diferentes, adversários históricos de unem; amigos continuam juntos. Essas diferenças contribuem ou atrapalham uma possível administração? O que fazer para contemplar cada uma?
CESAR FILHO - “A contradição política mais gritante dessa eleição, sem dúvida alguma, é a aliança entre o PT local, que sempre se colocou dentro de uma linha alternativa, com a formação de uma aliança com o grupo mais conservador da política local que é o grupo Mattos Leão e do ex-presidente da Câmara Ademir. Eu fugi desse tipo de aliança - e não pensem que não fui procurado. Acabei formando uma aliança ampla de muitos partidos, sobretudo, de partidos pequenos, justamente para ter como marco central a coerência partidos comprometidos com um novo processo para mudar Guarapuava. Todos eles focados em um projeto de mudança real do município, sem nenhum tipo de rixa ou pressão política e autoritarismo. E é uma aliança rica, falo com toda a certeza. Rica porque nós temos ali uma pluralidade de pessoas de todo o tipo, com quadros políticos muito bons, de auto gabarito e que foram importantes na formação de planos de governo (e de outros partidos que também tem excelentes quadros, nos ajudando a fazer uma nova administração).”


RSN - É sabido que as escolhas, na maioria das vezes, são pautadas em opções políticas em detrimento da técnica. Se eleito, qual será o critério que vai pautar a escolha da sua equipe (primeiro escalão)?

CESAR FILHO - “Eu acho que não existe uma coisa ou outra. Quando você nomeia um cargo de confiança você tem que confiar tecnicamente na pessoa que você indica. Quando você fala em confiança, não é uma confiança pessoal. Você não está indicando amigos. Quando se fala em cargos de confianças, falamos de uma pessoa que obviamente tem um alinhamento com teu projeto político, uma pessoa que você se identifica, que tenha um pensamento que bata com os teus, mas que acima de tudo, você confie tecnicamente. Que você possa entregar uma pasta para essa pessoa e saber que ela vai fazer um bom trabalho. Não adianta a pessoa ser minha amiga de confiança e trabalhar na secretaria da saúde, se eu vou ter que ligar todo dia para ele para saber como está o trabalho por lá. Então meu critério principal de confiança é a confiança na capacidade técnica, na competência. Agora, o comprometimento também é muito importante. A pessoa tem que estar na minha sintonia que a minha, na mesma energia, com dedicação exclusiva, e se entregando realmente ao trabalho para fazer o melhor de si pelos próximos quatro anos. Eu quero deixar a minha marca na administração de Guarapuava, e para isso, meus secretários têm de estar sincronizados comigo.


RSN - Se eleito, o senhor pretende ser um prefeito centralizador ou dará autonomia ao secretariado?
CESAR FILHO
– “: Eu vou dar para os meus secretariados toda autonomia possível, mas quem me conhece sabe, eu sou muito exigente e gosto de ser informado. Isso não quer dizer que só podem fazer antes de eu saber. Autonomia na execução, não precisa ficar me ligando para toda e qualquer decisão”.

RSN - A questão da transparência na administração pública é um assunto um tanto obscuro. O que o senhor pretende fazer para que a população tenha acesso às informações, principalmente, em relação à questão financeira? CESAR FILHO – “Transparência total, e quando eu falo transparência eu quero dizer uma transparência que dá acesso ao povo, ao cidadão médio. É transformar em miúdos as situações contáveis. Não adianta o prefeito abrir as planilhas se ele precisa de um perito para decifrar o que está escrito. É você que tem que colocar as informações de forma que qualquer cidadão médio tenha capacidade de saber onde está sendo aplicado o dinheiro na população. Pretendo realmente implantar um portal da transparência real, para quando a população cobrar mesmo, deixando como uma das marcas da nossa administração a nossa transparência”.

RSN - Qual será a prioridade da sua administração?
CESAR FILHO – “ Prioridade absoluta para a saúde. Eu vou reverter a situação da saúde de Guarapuava nos próximos quatro anos. Isso é um compromisso de vida meu. E é essa marca que eu quero deixar nessa gestão. E o resgate da qualidade do nosso ensino. São essas duas questões básicas e fundamentais para ajustar, e ao mesmo tempo, imprimir a minha marca, o meu ritmo. Uma administração moderna, que prepare a cidade, que incentive o empreendedorismo, que fomente as iniciativas locais, e que ao mesmo tempo torne Guarapuava uma cidade mais atraente para receber novos investimentos a partir também do relacionamento que temos com o governo do estado, para que ele seja nosso parceiro na indução de novas indústrias e novas oportunidades para nossa cidade”
.
RSN - Como o senhor pretende trabalhar com prioridades sem provocar perdas no todo?
CESAR FILHO
– “Em primeiro lugar, implantando o que a atual administração destruiu, que são os programas de saúde da família. Eu vou reestruturar esses programas, requalificando as equipes e ampliando-as. Vou priorizar a atenção básica, que é a unidade próxima a casa das pessoas para oferecer um bom atendimento para o guarapuavano. Em segundo lugar, implantando um centro de especialidades aqui no município, para nos diminuirmos os problemas das especialidades em Guarapuava que hoje é desumano, dois ou três anos de espera. Fazer esse centro regional, e priorizar também a contratação imediata de mais médicos para que eles fiquem mais tempo nas unidades de saúde atendendo, e para que as pessoas não precisem mais sair de casa para pegar ficha de madrugada. Não esquecendo também a Clínica para o Idoso.”

RSN - Após eleito, o que se percebe nos últimos anos é que o prefeito se fecha entre 4 paredes onde toma as decisões, e assim como muitas obras, só ganha visibilidade no último ano da administração, ou seja, no ano eleitoral. Como o senhor vê essa questão?
CESAR FILHO – “De forma global. O fato de você priorizar a saúde e a educação, que é o essencial, não significa que o prefeito não tem que dar atenção para a cultura e outros meios. É preciso ter uma boa gestão para manter os avanços que a cidade teve, captando recursos do governo do estado para novas obras, ajudando a manter também a cidade limpa e organizada”
.
RSN - Qual o diferencial que a população guarapuavana pode esperar da sua administração?
CESAR FILHO – “Além dos pontos que já foram elencados, pontuo como diferencial a minha proximidade com o Governo do Estado. Não é qualquer prefeito que tem um pai como secretário e titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano na qual vou me empenhar para carrear recursos para construir calçadas; iluminação pública; espaços de lazer.
Se eleito, vou ser prefeito aos 31 anos de idade e isso ajuda muito porque vou dedicar a minha juventude, a minha energia, a minha disposição e me doar a Guarapuava, mesmo que pague um preço muito alto na minha vida pessoal. Vou usar essa minha determinação para fazer a diferença”.
Redação   Escala  Noticias
Fonte Rede Sul de Noticias

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: