Noticias da Prefeitura de Guarapuava

By | 5:22 PM Leave a Comment
13/9/2013-17:21:23-Escala  Noticias-
reuniao transporte
Prefeitura e movimentos sociais vão definir implantação do passe livre
Em uma reunião aberta e objetiva, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, secretários e o Grupo de Trabalho do Transporte Coletivo, formado por representantes de movimentos sociais e vereadores, discutiram a implantação do Passe Livre Estudantil. “A atual administração é favorável ao Passe Livre Estudantil. Agora, juntos, temos de construir uma proposta compatível com o orçamento e que não onere os outros usuários”, disse o prefeito, durante a reunião, nesta quarta-feira (11).
No próximo encontro, agendado para o dia 4 de outubro, serão apresentadas as propostas para a implantação do passe livre em 2014 e as definições para a gratuidade. “Todos tiveram a oportunidade de colocar o seu ponto de vista numa conversa democrática e com um encaminhamento objetivo. Acredito que, se trilharmos por esse caminho, Guarapuava vai ganhar muito, principalmente os estudantes que mais precisam”, reforça Cesar Filho. Para o presidente da Adunicentro, Denny Willian da Silva, a reunião foi muito positiva, principalmente pela objetividade.



Festival valoriza grupos da melhor idade e movimenta economia
Os grupos visitantes que vão participar do 7º Festival da Melhor Idade, coordenado pelas secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Assistência Social, chegaram esta manhã (12), em Guarapuava. O evento, que deve reunir cerca de 40 grupos de Guarapuava, diversas cidades do Paraná, além de Santa Catarina, num total de 1.500 pessoas. Hoje à noite, no Pahy Centro de Eventos, acontece a escolha do rei e da rainha e o baile real com Crioulo Batista e os Caciques.
Os visitantes movimentam a rede hoteleira e gastronômica da cidade. Os hotéis do Centro estão praticamente lotados. Os restaurantes se prepararam para atender os novos clientes. “Esses eventos beneficiam toda a população. É uma oportunidade de gerarmos renda extra”, destaca a proprietária de um dos restaurantes, Helena Machowski. Serviços, como farmácia, mercados, táxis, entre outros, também sentem o impacto positivo na economia.
Mais eventos
Outros eventos vão continuar movimentando a economia. Centenas de pessoas devem passar pela cidade durante eventos o 2º Fórum de Agronegócios do Centro-Sul do Paraná, no próximo dia 19, e a 3ª Conferência Estadual da Cultura, no próximo final de semana. O primeiro semestre também teve grandes eventos. Guarapuava sediou, por exemplo, os Jogos Escolares, que reuniu no município cerca de 5.000 atletas. “A percepção da prefeitura e outros investidores sobre o atual cenário comercial e o fomento no turismo guarapuavano fizeram com que houvesse um reflexo econômico favorável para os comerciantes e prestadores de serviços, aumentando a renda e posicionando Guarapuava como referencia cultural”, afirma o presidente da Acig, Elói Mamcasz.
Surg finaliza mais um quilômetro de recape asfáltico
A Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) finalizou o recape asfáltico nas ruas Coronel Lustosa, Andrade Neves e Professor Amálio Pinheiro, no bairro Santa Cruz, e na rua Vicente Machado, no Centro da cidade. “Por serem ruas com um alto fluxo de carros, elas necessitam de manutenção frequente e, para aumentar, a segurança nesses locais, a pintura das ruas já está sendo executada”, explica o presidente da companhia, Fernando Damiani. Além dessas ações, a Surg também está trabalhando nos bairros Boqueirão e Vila Bela, onde está sendo feito asfalto novo em alguns trechos.

Sistema do transporte escolar guarapuavano será referência para Nova Friburgo
Nesta quinta-feira (12), Guarapuava recebeu uma equipe de Nova Friburgo (RJ), que esteve no município em busca de referências sobre o transporte escolar. O grupo esteve no bairro Jordão para acompanhar uma das palestras da Secretaria de Educação e Cultura promove para orientar proprietários e motoristas das empresas responsáveis pelo transporte escolar. No final da tarde, foram eles foram recebidos pelo prefeito Cesar Silvresti Filho.
O representante do departamento operacional de transporte de Nova Friburgo, Aristóteles Cruz, parabenizou a cidade pelo sistema. “Estivemos em uma palestra que reuniu pessoas de diversos estados e Guarapuava foi citada como referência nacional, por isso quisemos vir até aqui ver de perto a estrutura e poder levar boas experiências”, aponta. “O cuidado com a estrutura, o bom andamento do setor administrativo, da licitação e das rotas são apenas alguns itens que levaremos como exemplo para Nova Friburgo”, completa. “Apesar de termos uma boa estrutura, queremos fazer um trabalho cada vez melhor. Vamos implantar um sistema de identificação dos veículos, através de rastreamento, o que aumentará a fiscalização, o gerenciamento e a segurança dos alunos”, destaca o prefeito.
Assessoria de Imprensa  da  PMG 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: