DEZ MIL PESSOAS PRESTIGIAM O DESFILE CÍVICO-MILITAR EM GUARAPUAVA

By | 4:45 PM Leave a Comment
10/9/2013-16:45:12-escala noticias
IMG_5486
O dia ensolarado contribuiu para que cerca de 10 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, prestigiassem o Desfile Cívico-militar de 7 de Setembro, na manhã deste sábado, em Guarapuava. Coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, o evento teve a participação de 70 instituições, entre Exército, Bombeiros, polícias, escolas municipais, colégios estaduais e particulares, instituições de ensino superior, grupos de escoteiros, entidades e associações.
Após a revista das tropas, realizada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e os comandantes do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), tenente coronel Eduardo Netto dos Reis, do Corpo de Bombeiros, major Anderson Willians Cortez, e do 16º BPM, tenente coronel Edson Solak, a Banda Jovem de Guarapuava seguiu pela XV de Novembro, onde permaneceu em um recuo. Em seguida, os soldados do GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) marcharam, apresentaram carros e equipamentos, além do Pelotão Esperança, projeto que atende adolescentes de 12 a 14 anos no contra turno escolar, através da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Rotary Club Guarapuava Lagoa e a Liga Nacional de Tiro ao Prato. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros vieram na sequência.
Os alunos da Apae desfilaram, emocionando o público. Comemorando 30 anos neste sábado, a Fanfarra Municipal Jozoel de Freitas homenageou seu fundador, apresentando uma evolução, que finalizou com chuva de papel picado. Marchando, seu Jozoel de Freitas, o Tuto, demonstrava todo o orgulho e emoção. As fanfarras das escolas também arrancaram muitos aplausos, assim como alunos e professores. A Secretaria de Esportes de Guarapuava levou para a XV representantes de diversas modalidades esportivas e projetos. O público também apreciou o desfile de carros antigos, motos, além da Associação Tropeiros do Vento.

Segundo Cesar Filho, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro desperta o sentimento patriótico em todos os cidadãos. “Vamos manter essa tradição todos os anos, com a mesma organização e participação de escolas, entidades e sociedade em geral”, destaca o prefeito, que, no palanque, esteve acompanhado das autoridades militares, do secretário de Estado do Governo, Cezar Silvestri, padre Mario Capodiferro, secretários municipais, vereadores e pessoas que contribuíram com a cultura guarapuavana, entre historiadores e professores. 

Assessoria de Imprensa da  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: